Bicicletas Infantis são realmente feitas para crianças?

Entre as centenas de milhares de ciclistas aficcionados, muitos são pais e anseiam ver seus filhos curtindo o “andar de bicicleta” o quanto antes.

Eu tive a felicidade de conseguir uma “roll-on” bike (ou walking bike) alemã (marca Zeg) para o meu filho de 2 anos. Uma bicicleta aro 12”, sem pedais, sem rodinhas auxiliares, muito leve (alumínio) onde a criança aprende a se equilibrar ao dar impulso com os pés (o mesmo princípio usado na invenção da bicicleta) e a levantar a bicicleta quando necessário. O resultado foi fantástico! Em pouco tempo meu filho dominava a bike e percorria grandes trechos com os pés levantados e chegava a ter uma velocidade que as vezes assustava.

pict0071.jpg

Théo, 2, curtindo uma trilha na sua Zeg Bike.

As “roll-on” bikes estão chegando timidamente no Brasil, mas são comuns no norte da Europa e raras nos Estados Unidos.

No Brasil as bicicletas infantis são focadas mais na atratividade gráfica (Spider Man, etc.) do que na segurança e performance da bike.

Infelizmente, a maior parte das bicicletas infantis (aro 12” e aro 16”) que encontramos no mercado brasileiro são vistas como meros brinquedos, são pesadissimas, possuem componentes de plástico e de baixa qualidade e com ergonomia equivocada que, no meu ver, desistimulam as crianças a pedalar. Ainda que o mercado americano também foque as kids’ bikes no grafismo, a qualidade dos componentes é indiscutivelmente superior.

Agora, estou enfrentando um novo problema. Meu filho completa 3 anos e a Zeg roll-on está ficando pequena para ele. O ideal, como acontece no norte da Europa, é a criança começar usar uma bicicleta aro 14” com pedais e freios de contra-pedal. Porém, as bicicletas aro 14” simplesmente não existem por aqui, nem no mercado brasileiro, nem no mercado americano. Apenas o mercado europeu usa esse tamanho intermediário.

Então, ficamos com uma lacuna enorme, uma vez que uma criança de 3 anos dificilmente consegue pedalar e se equilibrar numa bicicleta aro 16”.

Se quiserem dar uma olhada nas bikes infantis de qualidade produzidas na Inglaterra, dêem uma olhada no site da Isla Bikes e no da Ridgeback Bikes.

http://www.islabikes.co.uk/index.html

http://www.ridgeback.co.uk/index.php?bikeID=8&seriesID=44&show_bike=TRUE

Ainda busco uma solução para meu filho não ficar um ano sem pedalar. Alguma sugestão?

About these ads

14 Respostas to “Bicicletas Infantis são realmente feitas para crianças?”

  1. Sérgio tu é o melhor bro.
    Altas foto do seu filhote.
    Um super Mountain Biker Kid heheheheheheh.
    É aquele negócio, tu é o herói dele.
    Um super abraços.

  2. Dae Sergão e familia..
    Que é o Natal? É a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. É o desejo mais sincero de do que cada xícara se encha com bênçãos ricas e eternas, e de que cada caminho nos leve à paz.
    Feliz 2008 com muito pedal amigo.

  3. Descobri este tipo de bicicletas em um artigo da Renata Falzoni. Pesquisei um pouco sobre elas mas logo vi que por aqui era novidade. Agora a Anderson Bicicletas (Ricci) esta vendendo uma, feita em madeira. Tenho isto com um projeto para o futuro (sou eng. mecânico), mesmo por que minha filha já aprendeu a pedalar. Mas, confesso, teria sido muito mais fácil em um modelo destes. Quanto ao aro 14″ não sei se elas não existem, preciso dar uma olhada em algumas lojas.

    Abraços,

    Renato

  4. Oi, estou no mesmo dilema pois minha filha completou 3 anos, até achei algumas marcas com aro 14, porém praticamente todas para meninos, da uma olhada ai quem sabe teu filhote não goste de alguma delas. bandeirantes, caloi.
    Bom natal , muita saúde.

  5. sergiomoraes Says:

    Olavo, acabei desistindo da bicicleta aro 14. Meu filho usou a Zeg durante seu terceiro ano e pulou para uma Trek aro 16 com freio contra-pedal agora que está com 4. No inicio ele penou um pouco mas em 2 dias já estava correndo e assustando todo mundo…A Zeg bike do meu filho está esperando um destino. Se estiver interessado em compra-la faça uma oferta. Está muito bem conservada. É toda de alumínio e muito leve.
    Abç.
    Sergio

    • sergiomoraes Says:

      Olá Gizelle, desculpe a demora em responder.
      Infelizmente eu dei a Zeg de presente. Espero que vc ache alguma outra bike parecida.
      Atenciosamente,
      Sergio

  6. cleber diz:
    Outubro 27, 2009 11:59 pm

    Olá fiquei muito satisfeito pelo que vc falou de seu filho de 2 anos
    andar de bicicleta, pois tenho uma filha linda de 2 anos que quero dar uma bicicleta para ela poder ter a alegria de brincar e poder aprender a desfrutar das coisas boas, mas preciso encontrar a bicicleta ideal para o tamanho certo dela???
    Atenciosamente,
    Cleber

  7. Que estranho, recebi uma atualização de comentário agora dia 04 de agosto de 2010. Mas tudo bem, ai vai uma dica para ficar registrada

    http://www.bichodepau.com.br/produtos/bichiclo.htm

  8. [...] Aproveitei para ver uma discussão sobre as running bikes nesse blog. [...]

  9. Boas dicas, achei essa btwin na decathlon, vale dar uma olhada :

    http://www.decathlon.pt/PT/12-14-3-aos-5-anos-6897502/

    • Corrigindo, esse link é de Portugal, a decathlon brasil só vende as mesmas bikes ruins encontradas em outros sites.

      • sergiomoraes Says:

        Oi Alex,
        obrigado pela visita ao site. Caso interesse estou vendendo uma bike aro 16 (crianças de 5 a 7 anos) Trek, de aluminio e freio contra pedal.
        Qualquer coisa entre em contato por e-mail (stmoraes@yahoo.com).
        Abç

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: